"Erro humano" causou acidente em Barajas

O acidente com um avião da Spanair que matou mais de 150 pessoas no aeroporto de Barajas, em Madrid, em Agosto de 2008, terá sido causado por  um "erro humano", segundo o relatório dos peritos da operadora aérea divulgado hoje em Espanha.<br />
Publicado a
Atualizado a

O relatório descarta a hipótese de o McDonnell Douglas-82 da Spanair ter tido uma avaria e acusa os pilotos de uma distracção que custou a vida a 154 pessoas.

Os pilotos ter-se-ão esquecido de activar os flaps e slats - mecanismos articulados nas asas que ajudam o avião a fazer a aterragem e a descolagem - devido à presença de uma pessoa "não identificada" na cabina, de acordo com o El Mundo.

Um outro relatório da Comissão de Investigação de Acidentes, divulgado um mês depois da tragédia, dizia que "o avião tentou descolar sem que os flaps estivessem no ângulo correcto", facto que deveria ter feito soar um alarme ou originar uma recomendação dos técnicos de manutenção.

Segundo o diário espanhol, o novo relatório não imputa quaisquer responsabilidades aos técnicos de manutenção, mas critica a Boeing - detentora da McDonnel Douglas - por não ter previsto a possibilidade de acontecer uma situação semelhante.

[Notícia corrigida às 17:57h]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt